Puffin OS

Um novo sistema operacional está sendo criado: o Puffin OS

Luiza Tozzato, editado por Rafael Rigues 05/07/2019 16h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ele será inspirado no Android, mas com a execução dos aplicativos na nuvem

CloudMosa, empresa responsável pelo navegador Puffin, disponível para iOS e Android, está tentando criar seu próprio sistema operacional, o Puffin OS.


Tudo indica que o sistema será baseado no Android, mas segmentado para smartphones de baixo custo, como o ‘KaiOS’, mas com base Android . Seu segredo? Os aplicativos da web.

Reprodução

100% na nuvem, código aberto e telefones baratos

A principal diferença do Puffin OS está na sua forma de operar. Qualquer celular com esse sistema terá um suporte total da nuvem, com aplicativos da web sendo executados diretamente em servidores da Internet, isentando o telefone de todo processo. Ou seja, alto desempenho mesmo para celulares de baixa potência.

Logicamente, o celular não será capaz de desempenha suas funções caso esteja em modo avião. Isso pode mudar caso a companhia anuncie alguma alteração no futuro, mas não faz parte da sua estratégia inical.

Além disso, por basear-se no Android, o Puffin OS ganha automaticamente a etiqueta de open source, o que significa total apoio da comunidade de desenvolvedores, tanto da web, como de aplicativos e serviços.

Arquitetura Avatar e 1.500 milhões de aplicativos

Reprodução

Para iniciar o sistema online, o Puffin OS contará com a arquitetura Avatar, que permite um aumento no poder de execução dos aplicativos da web. Os principais padrões web, como HTML5, CSS3 ou Javascript serão suportados e será oferecida liberdade total para que os desenvolvedores coloquem seus apps na nuvem.

Segundo a companhia, ao contrário do iOS a origem dos aplicativos não será limitada. O usuário poderá usar a própria loja de aplicativos Puffin OS ou incluir aplicativos da web encontrados em outros sites.

A CloudMosa presume que 1.500 milhões de aplicativos web estão disponíveis na Internet e serão executáveis em seu sistema. Mas por enquanto o Puffin OS é um projeto em busca de financiamento no Kickstarter (site de financimento coletivo). Um das ofertas a quem contribuir é o Puffin OS Founders Edition - um pacote para os pioneiros que colaborarem com seu desenvolvimento e lançamento.

Fonte: Xataka

Internet Aplicativos Android Smartphones Sistema Operacional Web Nuvem
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você