Logo Olhar Digital

União Européia chega a acordo quanto a sistema de navegação via satélite

Redação Olhar Digital 04/12/2007 16h29
Compartilhe com seus seguidores
A A A

“Galileo” concorrerá com o GPS e deve entrar em operação em 2013

A União Européia finalmente chegou a um acordo quanto a detalhes operacionais de seu sistema de navegação via satélite Galileo. As discussões haviam chegado a um impasse depois que a Espanha insistiu na instalação de um centro de controle em seu território. No final das contas, 26 dos 27 estados membros da União Européia decidiram prosseguir com o projeto original, ignorando as exigências espanholas. De acordo com o plano, os centros de controle serão localizados em Roma, na Itália e em Munique, na Alemanha.

 

O sistema de posicionamento via satélite Galileo é uma alternativa ao norte-americano GPS e ao russo GLONASS, ambos atualmente em operação. O novo sistema oferece informações mais precisas, especialmente em grande altitude, e independência em caso de guerra ou desentendimento comercial entre a União Européia e os dois países. Quando completa, a “constelação” Galileo terá 30 satélites oferecendo dois tipos de serviço: um com sinal aberto e gratuito, com precisão entre 4 e 15 metros, e um pago, com precisão de menos de 1 metro.

Mercado
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você