Logo Olhar Digital

Universidade canadense faz enterro para Mainframe

Redação Olhar Digital 20/12/2007 13h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Máquina, um IBM 605, esteve em operação durante 47 anos

Membros do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Manitoba, no Canadá, decidiram marcar o desligamento de um mainframe de uma forma incomum: com um funeral. A máquina, um IBM 605 que entrou em operação em 1960, serviu à universidade durante 47 anos, sendo usado neste período para controle de recursos humanos, folhas de pagamento, registro de estudantes, pesquisa e outras funções.

 

Uma banda de metais acompanhou a cerimônia, tocando tanto hinos fúnebres como ritmos mais alegres, como jazz, numa tradição nascida em Nova Orleans, nos EUA, e conhecida como “Jazz Funeral”. O diretor de sistemas administrativos da Universidade leu uma eulogia a “Betelgeuse”, como o mainframe era chamado. Mas embora tenha sido honrado, o computador não será lembrado com saudade. A parte final da homenagem diz: “Ao Deus dos computadores: por favor, o abençoe e o receba. E lhe dê paz e graça. Mas por favor, não o ressuscite”.

Computadores Servidores
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você