Usando Google Street View, homem pedala pelo Reino Unido em realidade virtual

Entediado com a sua rotina de spinning dentro de casa, um homem chamado Aaron Puzey resolveu mudar de cenário e se exercitar pelo mundo. Mas ele fez isso sem botar a cara na rua.

Puzey conectou um Gear VR, óculos de realidade virtual da Samsung, ao Google Street View. Desde então, ele vem pedalando pelo Reino Unido todos os dias — sua ideia é atravessar a Grã-Bretanha, cortando os 1,5 mil quilômetros que separam Land’s End e John o’ Groats.

Por meio do blog Cycle VR, Puzey vem documentando a experiência, inclusive postando vídeos editados a cada 100 quilômetros percorridos. Em entrevista ao The Verge, ele disse acreditar que sua jornada estará completa em cerca de 50 dias.

O método apresenta alguns entraves. “O maior problema com os dados do Street View é a alta compressão das informações com profundidade”, contou ele. Isso não prejudica a visualização de coisas como prédios, mas objetos complexos, como plantas, ficam bagunçados. “Também vi coisas como insetos esmagados na câmera do Google.”

Puzey ressalta, porém, que realmente parece que ele está no local visualizado, e isso causa outro problema: a náusea. Há uma discrepância entre o que o corpo está fazendo e o que a mente está processando através dos olhos, assim, quando ele está navegando por locais complicados (como rotatórias), é difícil fazer o cérebro entender o que está acontecendo — o que piora devido à compressão das imagens tridimencionais em camadas 2D.

Para fazer tudo isso, Puzey desenvolveu um aplicativo capaz de baixar as informações do Street View e transportá-las para o Gear. E um monitor foi conectado via Bluetooth à bicicleta ergométrica para acompanhamento de RPM.

Depois de terminar a jornada, o desenvolvedor pensa em se exercitar em outros lugares do mundo, talvez começando pelo Japão. “Usando o Street View eu posso visitar praticamente qualquer lugar”, disse.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ