USB 3.0 chega ao mercado em 2009

Novo padrão promete transferência de dados 10 vezes mais veloz

A Intel demonstrou durante o Intel Developer Forum, em San Francisco, um protótipo da tecnologia USB 3.0, que está sendo desenvolvida em conjunto com empresas como a Microsoft, Hewlett-Packard, Texas Instruments, NEC e NXP Semiconductors. O novo padrão promete velocidade de transferência de dados até 10 vezes maior do que os 480 Mb/s do atual USB 2.0, o que beneficiará periféricos como discos rígidos e gravadores de DVD externos e tornará possível a transferência de um filme em alta definição com 27 GB em pouco mais de um minuto.

 

Pra atingir esta velocidade, cabos USB 3.0 usarão fibra óptica, mas manterão as atuais conexões de cobre para compatibilidade. O USB 3.0 usará conectores e protocolos compatíveis com os periféricos USB 2.0 e USB 1.0 atuais, que funcionarão em suas velocidades nativas (480 Mb/s e 11 Mb/s). A Intel espera publicar a especificação final do padrão ainda em 2008, com a chegada dos primeiros produtos ao mercado prevista para 2009 ou 2010.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ