Vai para a Europa? Mais de 8 mil cidades vão ganhar Wi-Fi público gratuito

No ano passado, a Comissão Europeia se comprometeu a investir US$ 134 milhões para aumentar os pontos de Wi-Fi público gratuitos nos Estados membros. O resultado: mais de 8 mil cidades e vilas europeias terão internet sem fio até 2020.

A Comissão anunciou oficialmente o acordo político sobre a iniciativa batizada de WiFi4EU, que irá instalar pontos de acesso Wi-Fi públicos gratuitos em áreas como praças, parques, hospitais e outros espaços públicos.

A iniciativa promete reduzir as taxas de roaming e estabelecer leis de consumo de conteúdo melhores para os cidadãos europeus que viajam pelos Estados membros, além de ter o objetivo de criar um mercado único digital europeu no qual todos tenham acesso a redes digitais de alta qualidade.

Embora os detalhes legislativos ainda não tenham sido determinados, o procedimento de pedido de financiamento deverá ser simples para que as autoridades locais possam se candidatar. Além disso, a Comissão distribuirá subsídios sob a forma de vouchers para selecionar municípios para "comprar e instalar equipamentos de última geração" para pontos de acesso sem fio.

Apesar de a notícia ser boa para os moradores e viajantes, a conectividade sem fio gratuita chegou a ser um problema em Nova York e na cidade de Patna, na Índia, onde pessoas usavam a internet para acessar conteúdo adulto. Também há a preocupação com pessoas que usam a internet pública para baixar e transmitir conteúdo pirateado.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ