Veja como é uma 'aurora digital'

Você sabe o que é uma aurora boreal? Trata-se de um fenômeno natural visível apenas em regiões polares do planeta, especialmente durante o inverno, quando os dias são mais curtos e as noites mais escuras. As cores que surgem no céu são resultado de ventos solares em contato com o campo magnético da Terra.

Uma das poucas regiões onde é possível testemunhar o fenômeno é na cidade de Reykjavik, na Islândia, o ponto civilizado mais próximo do pólo norte do planeta. O Olhar Digital viajou quase 24 horas por mais de 10 mil quilômetros para chegar à capital islandesa, mas não para ver uma aurora boreal de verdade.

Isso porque, enquanto o Brasil experimenta o inverno, o hemisfério norte está no verão - e, em Reykjavik, não dá para ver o fenômeno nessa época do ano. Fomos até lá para dar uma olhada numa simulação virtual do espetáculo, usando tecnologia de ponta em displays de OLED.

Diferentemente do LCD ou do LED, outros tipos de painéis muito usados por aparelhos de TV no mercado, o OLED é o único capaz de reproduzir a cor preta em sua forma mais pura. Isso porque ele não acende pixels pretos, mas apenas desliga os pontos de luz quando essa cor é exibida na tela.

Para reproduzir a experiência de uma aurora boreal com a ajuda da tecnologia, a LG instalou 38 TVs OLED de resolução 4K como pano de fundo de três shows na casa de espetáculos Harpa Concert Hall. O resultado você vê na galeria abaixo, junto com outras imagens incríveis da nossa viagem pela Islândia.

Viagem à Islândia





 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ