Veja quais são as 20 linguagens de programação mais populares

A Redmonk lançou na quinta-feira, 15, uma atualização do seu ranking de linguagens de programação mais populares, com algumas surpresas. A principal delas é o fato de que o Swift, nova linguagem criada pela Apple, se tornou a 22ª mais popular entre os programadores, saltando da 68ª posição alcançada no ranking lançado há seis meses.

O ranking leva em consideração a discussão sobre linguagens de programação no site Stack Overflow e sua utilização no Github, um repositório de projetos. Por serem dois sites muito grandes entre a comunidade de desenvolvedores, eles servem como uma boa base para análise, embora esteja longe de ser perfeita.

Veja o top-20 completo logo abaixo, com uma ressalva para o fato de que CSS não é uma linguagem de programação no sentido mais comum da expressão.

1º JavaScript
2º Java
3º PHP
4º Python
5º C#
5º C++
5º Ruby
8º CSS (não é exatamente uma linguagem de programação)
9º C
10º Objective-C
11º Perl
11º Shell
13º R
14º Scala
15º Haskell
16º Matlab
17º Go
17º Visual Basic
19º Clojure
19º Groovy 

Como pode ser notado no ranking, o JavaScript figura no topo, superando por muito pouco o Java, segundo os responsáveis pelo ranking. A vantagem aparentemente se dá pelo fato de ser amplamente usada na internet. 

Se o ranking numérico não for do seu agrado, a Redmonk também apresenta um gráfico que posiciona melhor as linguagens em termos de popularidade. O gráfico também é mais completo, permitindo observar outras linguagens que não aparecem no top-20. Clique na imagem para vê-las em tamanho ampliado:

Reprodução Via The Next Web

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ