Impressão 4D

Vem aí a impressão 4D; veja como funciona

Jeferson Goncalves 03/02/2016 12h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A impressão 3D já é uma realidade que trouxe uma série de benefícios em várias áreas, permitindo a criação de próteses e inúmeros objetos úteis para o dia a dia. Porém, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, estão um passo adiante, de olho no método de impressão 4D.

Nesta noa fase da tecnologia, a dimensão adicional é o tempo. Os objetos são desenhados em uma superfície plana com um gel, contendo pequenas fibras orgânicas, que consegue se expandir para a forma tridimensional quando submerso em água. Veja o exemplo abaixo:

Em outras palavras, a impressão 4D seria capaz de se adaptar e mudar conforme o tempo. Uma prótese feita com a tecnologia poderia, por exemplo, acompanhar as mudanças do corpo humano. Mas, é bom conter os ânimos: os estudos ainda são experimentais e podem demorar para virar realidade.



De acordo com a equipe de cientistas que conduz os estudos acerca da tecnologia, a inspiração para o novo método partiu da forma como as plantas se transformam ao longo do tempo a partir de estímulos externos como luz solar, temperatura e umidade.

Apesar de a tecnologia ser considerada inovadora, o conceito de impressão 4D já existe e foi apresentado pelo professor do MIT Skylar Tibbits em uma conferência TED em 2013.

Via Inc.  

Pesquisa Tecnologia Ciência inovação Harvard impressão 3D
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você