Venda de Androids de alto desempenho está em queda livre

Os smartphones Android de alto custo e alto desempenho são hoje melhores do que nunca, mas a Apple continua monopolizando praticamente todo o lucro gerado pela indústria. É o que deduz um estudo que leva em consideração os resultados de todas as principais fabricantes no segundo trimestre de 2015.

Olhando os relatórios de Samsung, LG, HTC, Sony e Lenovo (Motorola), o analista Charles Arthur concluiu que nenhuma das grandes fabricantes de Androids conseguiu aumentar suas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, nem conseguiu um lucro operacional melhor do que o ano anterior.

Na verdade, Sony, HTC e Motorola perderam dinheiro no trimestre como resultado de vendas fracas. LG até conseguiu um ter um lucro, mas os valores são ridículos: US$ 220 mil, ou um cerca de 1,6 centavo de dólar por aparelho vendido.

Reprodução 

O caso mais interessante é o da Samsung, que seguiu a tendência do mercado, mas ainda é com folga a maior fabricante de Androids no mundo. A empresa teve um lucro de US$ 2,2 bilhões, mas não é nem de perto o que a empresa esperava, tanto que as ações despencaram. Isso mesmo com o investimento na linha de aparelhos high-end como o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge, que são sucesso de crítica, mas não retornam tanto quanto a coreana gostaria.

Muito disso se deve à pressão das fabricantes chinesas, que tem alcançado as grandes marcas em qualidade, mas vendem seus modelos praticamente com uma margem de lucro zerada. Há também o fato de que a Apple continua crescendo em vendas, contrariando toda a tendência do mercado de Android.

Vale observar que o mercado mais volumoso do Android é o de aparelhos de custo baixo e intermediário, que dão pouquíssimo (ou nenhum) lucro para as empresas. Quem realmente traz dinheiro, com altas margens para lucratividade, são os modelos mais caros.

O gráfico abaixo também mostra um pouco da história, mostrando o percentual de crescimento (ou redução) de receitas de smartphones. Só a Apple consegue se manter lá em cima.

Reprodução

Via Charles Arthur 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ