ES File Explorer

Mais de 10 mil baixaram versão falsa de app popular no Android

Clara Guimarães, editado por Cesar Schaeffer 08/07/2019 11h21
Compartilhe com seus seguidores
A A A

'Clone' serve apenas para bombardear os usuários com propagandas em tela cheia.

Uma versão falsa do popular gerenciador de arquivos ES File Manager esteve disponível para download na Play Store, mas servia apenas para bombardear o usuário com anúncios, sem oferecer qualquer um dos recursos do verdadeiro app.


Lukas Stefanko, pesquisador de malware da empresa de segurança ESET, descobriu o impostor chamado "ES File Explorer" e o reportou no Twitter, explicando que, uma vez instalado, esse aplicativo bombardeia os usuários com anúncios.

"O aplicativo não tem funcionalidade e, em dois minutos, exibiu nove anúncios em tela cheia ao "configurar o aplicativo". Para parecer confiável, solicita o registro ”, observa Stefanko.


O mais preocupante é que esse aplicativo falso já registrou mais de 10.000 downloads da Google Play Store, provavelmente de usuários que acreditavam estar instalando o gerenciador de arquivos original da DO Global. 

No início do ano, o Google removeu o ES File Manager por considera-lo participante de um esquema de cliques fraudulentos em anúncios. Desde então, a empresa não recolocou o gerenciador de arquivos na Play Store. Mas era apenas uma questão de tempo até que alguém resolvesse se aproveitar do nome para fins maliciosos.

A DO Global não disse nada sobre o possível retorno de seu aplicativo, e, inclusive, afirmou que aceitou a decisão do Google de remover o ES File Manager da Play Store.

“Nós entendemos totalmente a gravidade das alegações. Como tal, conduzimos imediatamente uma investigação interna sobre este assunto. Lamentamos encontrar irregularidades no uso de anúncios da AdMob em alguns de nossos produtos. Perante isto, compreendemos e aceitamos totalmente a decisão do Google. Além disso, temos cooperado ativamente com eles, fazendo uma análise completa de todos os aplicativos envolvidos ”, disse o comunicado.

Enquanto isso, recomenda-se que os usuários que o encontrarem na Play Store procurem os sinais mais comuns de um aplicativo falso, incluindo o nome do desenvolvedor, descrição e os comentários postados por outras pessoas.

O ES File Explorer falso já foi removido da Google Play Store.

Via: SoftPedia

Aplicativos Google Propaganda download play store adware arquivos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você