Versões falsas de Fall Guys surgem em lojas de apps

Aplicativos usam imagens do jogo para tentar fisgar jogadores em lojas virtuais, porém, maioria oferece apenas anúncios

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 18/10/2020 13h00
Fall Guys
A A A

A mistura caótica e colorida de Fall Guys, que virou febre entre os usuários logo em sua estreia, também está atraindo pessoas mal intencionadas. Versões falsas do game têm aparecido em lojas de dispositivos móveis disfarçadas de aplicativos oficiais.


Ao fazer uma rápida busca na Play Store, por exemplo, é possível ver dezenas de apps que utilizam imagens do título para atrair usuários sem, no entanto, conseguir oferecer a experiência do game.

Essa não é a primeira vez que um jogo popular sofre com o aparecimento de versões pirateadas em lojas de aplicativos mobile. De acordo com a ESET, empresa de detecção proativa de ameaças que identificou as versões falsas de Fall Guys, há alguns anos, Fortnite também foi falsamente colocado à disposição dos smartphones em lojas virtuais. Apesar de estar disponível para Android e iOS, o free-to-play só pode ser baixado no site oficial da Epic Games. 

Reprodução

Dezenas de aplicativos na Play Store prometem experiência do jogo; nos comentários, usuários denunciam se tratarem apenas de anúncios. Crédito: Reprodução

O perigo no YouTube

Além dos aplicativos, a empresa também encontrou vídeos no YouTube que ensinam como baixar Fall Guys nos dispositivos móveis. Em uma rápida busca, o Olhar Digital pesquisou “como baixar Fall Guys no celular” e se deparou com canais com milhares de visualizações que indicam sites não oficiais para baixar o game de forma gratuita. A versão original do jogo é paga e está disponível apenas para PC e PlayStation 4.

Em alguns dos conteúdos é solicitado que o usuário entre em um link para fazer uma espécie de verificação digital. Após responder várias perguntas de uma enquete, o jogador será levado a plataformas de hospedagem de arquivos MediaFire que, supostamente, contém o instalador. 

De acordo com a empresa, nesses casos, em vez do game, o usuário se depara com um app que mostra publicidade indesejada ou é usado pelos cibercriminosos para realizar cliques em determinados anúncios web sem seu conhecimento. Apesar de identificar as tentativas de atrair os fãs do jogo que torcem para uma versão mobile, a ESET não detectou aplicações que instalem malware ou outras ameaças nos smartphones. 

 

Fonte: ESET

Android iOS Jogos mobile jogos epic games cibersegurança Celular
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você