Robô, robótica, ia, inteligência

Vídeo mostra robôs conversando em sua própria linguagem; veja

Redação Olhar Digital 07/10/2015 16h44
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma experiência realizada pelo laboratório de inteligência artificial VUB mostrou que os robôs estão utilizando linguagens próprias para se comunicarem. Em entrevista à BBC, o pesquisador Luc Steels revelou que as máquinas se comunicam em sua própria língua há algum tempo.

No vídeo, os robôs examinam a si mesmos em um espelho, examinando seus reflexos e analisando seus movimentos. O pesquisador explica que é como se eles estivessem se reconhecendo pela primeira vez, tomando consciência de seu corpo. Chamado de 'Teste do espelho', esse teste é usado desde os anos 1970 para medir a auto-consciência de animais.

Em seguida, as máquinas brincam com uma espécie de jogo que ensina a linguagem. Um deles diz a palavra e o outro tem que adivinhar. Caso acerte, ele recebe um sinal afirmativo do companheiro, e a palavra é automaticamente ligada àquela ação. Em caso negativo, o robô que falou as sílabas mostra ao outro o que elas significam. Confira:


As palavras são criadas do zero e são diferentes a cada vez que a experiência é realizada. "Eles estão começando do zero : não há palavras anteriores, não há conceitos anteriores, e, em seguida, eles constroem um léxico comum," conta Steels.

Alguns acadêmicos sugerem que a inteligência artificial de alto nível só existirá quando os robôs forem capazes de 'crescer' de maneira semelhante às crianças humanas. Segundo a pesquisa, a linguagem pode ser um dos caminhos para facilitar esse crescimento. 

Via Daily Dot 

Robótica Tecnologia Inteligência Artificial Robôs
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você