Volkswagen EV charger

Volkswagen vai reutilizar baterias 'mortas' de carros elétricos

Redação Olhar Digital 10/05/2019 17h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Elas serão a matéria prima para a fabricação de novas baterias que estão presentes em carregadores portáteis para os VEs.

Mesmo que a bateria de um veículo elétrico seja considerada "morta" quando perde certa quantidade de sua capacidade, isso não significa que a capacidade restante não possa ser usada para propósitos ecológicos. Um exemplo é o novo carregador móvel da Volkswagen, que vai depender de baterias antigas para abastecer as novas.


Embora a VW tenha revelado originalmente seu conceito de carregador móvel em janeiro, a empresa não ofereceu muito em termos de fatos e números reais, até agora. Estes carregadores são projetados para suportar até 360 quilowatts-hora de carga e até quatro veículos consumindo o máximo de carga (100 quilowatts) simultaneamente. 

Sua mobilidade deve trazer benefícios. Embora ele possa permanecer próximo a uma fonte de energia para fornecer um fluxo constante dela, como um carregador estático, ele também pode ser desconectado e movido para áreas que podem não ter uma conexão útil.

Como a alemã afirmou em janeiro, esses carregadores funcionarão com baterias esgotadas de veículos elétricos que funcionam na plataforma montadora. Espera-se que o primeiro carregador esteja disponível na Alemanha no próximo ano, com a produção total começando em 2020.

Uma vez que essas baterias não possam ter carga suficiente para esse trabalho, elas serão enviadas para as instalações da VW, em Salzgitter. Lá serão recicladas adequadamente, como matérias-primas para uso em baterias novas. Neste momento, a instalação é capaz de reciclar 53% das peças de uma bateria, com a esperança de elevar esse valor para 72% e, posteriormente, 97%. A VW diz que será capaz de processar 1.200 toneladas de baterias EV por ano, o que cobre baterias suficientes para 3.000 veículos.

carros elétricos Volkswagen
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você