wikipedia

Wikipedia busca status de patrimônio da humanidade

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Iniciativa pode ser patrocinada pelo governo alemão e tornaria a enciclopédia um bem intangível da humanidade

A Wikimedia, organização sem fins lucrativos responsável pela manutenção da Wikipedia, abriu uma petição online para que a enciclopédia se torne um patrimônio da humanidade. Se bem sucedida, a Wikipedia seria a primeira obra digital a entrar na lista de patrimônios da UNESCO, que incluem construções como o Stonehenge e a Abadia de Westminster.

A ideia de tornar a Wikipedia um bem da humanidade surgiu pela primeira vez na divisão alemã da Wikimedia, e rapidamente chamou a atenção de outras centrais e organizações que lançaram a petição nesta quinta-feira (26/5). "A ideia básica é reconhecer que a Wikipedia é este incrível fenômeno cultural global que tem transformado a vida de centenas de milhares de pessoas”, afirmou o fundador do site, Jimmy Wales, ao jornal The New York Times. A Wikimedia afirma que a iniciativa deve capturar o espírito democrático da Wikipedia, apesar de todas as aplicações para os patrimônios mundiais precisarem ser patrocinadas por governos. Wales afirmou que espera que o governo alemão se disponha a patrocinar a adesão. Atualmente, o alemão é a segunda maior língua na Wikipedia, com 3,6 milhões de verbetes.

A Wikipedia recebe cerca de 40 milhões de usuários todos os meses, e é uma das dez páginas mais visitadas globalmente.
Internet Wikipedia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você