Wikipedia tem hierarquia semelhante à do século passado, diz pesquisa

Caroline Rocha 26/04/2016 12h04
wikipedia
A A A

Pesquisadores apontam que, apesar de ter o propósito de ser um local de conhecimento descentralizado, a Wikipedia apresenta uma hierarquia social semelhante às do século passado, o que pode levar ao fim do site. Um estudo realizado por alunos da Universidade de Indiana analisou 15 anos de dados do site e seus editores e publicações. De acordo com os resultados, apesar de possui mais de 30 mil editores, as regras são determinadas por uma "pequena elite" de editores, presentes desde a fundação da plataforma. "Começa como um sistema democrático descentralizado, mas com o tempo há a emergência de uma classe de liderança com acesso privilegiado à informação e às redes sociais", explica um dos pesquisadores. 

Uma pesquisa semelhante, realizada por físicos do Korea Advanced Institute of Science and Technology obteve os mesmos resultados. Os pesquisafdores descobriram que um número relativamente pequeno de editores da Wikipedia exerce uma grande influência no site. Segundo eles, fica cada vez mais difícil atingir o "alto escalão" da edição da plataforma.

Normas

Os estudos mostram que, em termos de regras, a Wikipedia é bastante conservadora. Apesar do crescimento de membros nos últimos anos, 89% das normas criadas em 2001 permanecem ativas. Não há criação de novas regras ou exclusão de algum dos itens originais.

Crise

A segregação pode estar dificultando o crescimento da comunidade. "Já existem relatos de que o crescimento da Wikipedia está diminuindo, e nossa observação indica que isso vai continuar, a menos que algo seja feito a respeito", explicam os pesquisadores coreanos.

Wikipedia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você