YouTube muda design de seus aplicativos e algoritmo de recomendações

Nesta terça-feira, 26, o YouTube atualizou seu aplicativo para Android e iOS, e mudou algumas coisas significativas, tanto visualmente quanto em relação a funcionalidades. As maiores alterações estão no modo como são apresentadas recomendações de vídeos para o usuário.

O novo design contraria a interface desktop do YouTube nas sugestões, favorecendo os thumbs maiores, com imagens grandes de alta resolução. No lugar dos textos, as imagens ganham destaque, junto com o ícone foto de perfil dos YouTubers, que ficou mais proeminente.

Por baixo do capô, o aplicativo também trouxe mudanças. O algoritmo que recomenda vídeos agora leva em consideração outros fatores na hora de determinar o que é mais relevante para você, o que inclui sua localização, o histórico de vídeos assistidos e até mesmo o aparelho que você está usando. Isso vem junto de um sistema melhorado de aprendizado profundo, que usa inteligência artificial para aprender mais e melhor sobre os seus gostos.

Reprodução

A mudança vem em uma época em que o YouTube começa a receber concorrência real pela primeira vez em sua história. O Facebook tem começado a falar sério sobre vídeos, prometendo ferramentas e remuneração que podem atrair os criadores de conteúdo, além de uma nova interface que tornaria viável o hábito de consumo de vídeos na rede social. As alterações no YouTube são uma forma de se precaver e evitar a perda do conteúdo para o Facebook.

As novidades, por enquanto, valem apenas para os aplicativos móveis do YouTube. Se você acessa o site apenas pelo desktop, não deve perceber nenhuma alteração. No entanto, não seria surpresa se os novos conceitos fossem aplicados também na web convencional em breve.

Via Mashable

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ