'Robô-rancheiro' conseguirá cuidar sozinho de fazendas de gado

Pesquisadores do Australian Centre for Field Robotics (ACFR) pretendem iniciar em junho o período de testes de 2 anos do "Shrimp", um 'robô-rancheiro' voltado para o gerenciamento de fazendas de gado. Os testes serão em fazendas da província de New South Wales, na Austrália.

O Shrimp é composto por um conjunto de sensores sobre uma plataforma com quatro rodas. Ele utiliza sensores de visão e sensores térmicos para monitorar em tempo real a posição e a temperatura corporal de aniais como vacas e ovelhas. Com isso, ele pode pastorear os grupos e monitorar sua saúde. O vídeo abaixo mostra o robô em funcionamento:

Essas informações também permitem que o Shrimp monitore a saúde dos animais, já que doenças podem afetar seu comportamento e temperatura corporal. Ele também conseguirá medir os níveis de ração dos animais e conseguirá monitorar o solo para determinar a qualidade do pasto, de acordo com o The Next Web

Fazenda robótica

Em entrevista ao New Scientist, o lider do projeto Salah Sukkarieh disse que principal objetivo do projeto era "melhorar a qualidade da saúde animal e tornar mais fácil para fazendeiros manter grandes paisagens onde os animais possam andar livremente". Segundo os pesquisadores, o robô será capaz de cuidar de grupos de 20 a 150 animais.

Nâo é a primeira vez que os pesquisadores da ACFR criam robôs voltados para a agropecuária. Outras criações do centro de pesquisa também são capazes de inspecionar plantas, contar frutas e remover ervas daninhas usando pesticidas. O vídeo abaixo mostra todas elas em funciomaneto:

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ