'WhatsApp chinês' será capaz de executar outros aplicativos sem download

De acordo com o site The Information, o WeChat, um aplicativo chinês de mensagens instantâneas com mais de 800 milhões de usuários, vai ganhar um recurso que promete torná-lo ainda maior: a capacidade de rodar outros aplicativos diretamente.

Com a novidade, usuários do 'WhatsApp chinês' poderão usar outros aplicativos diretamente de dentro do WeChat. Isso permitiria, por exemplo, que os usuários jogassem pequenos jogos uns com os outros, escaneassem códigos QR para interagir com lojas e negócios, ou usassem o aplicativo para transferir dinheiro entre si.

A principal vantagem da novidade seria que todos esses recursos poderiam ser acessados sem a necessidade de instalação de outro aplicativo ou de uma extensão para o WeChat. O app de conversas conseguiria automaticamente baixar apenas os dados necessários do aplicativo para permitir que o usuário utilizasse o recurso, sem necessidade de instalação. O sistema funcionaria de maneira semelhante aos Instant Apps do Android.

Cercando a rede

Esse recurso, que atualmente está disponível apenas para cerca de 200 desenvolvedores beta do aplicativo, é uma maneira de fazer com que os usuários passem mais tempo no WeChat. Não se trata de uma novidade nesse ramo: o Messenger, por exemplo, está seguindo uma direção semelhante, agregando a possibilidade de enviar dinheiro aos amigos, chamar um Uber e interagir com bots diretamente do aplicativo.

Por sua vez, essas mudanças nos aplicativos de conversa têm o objetivo de torná-los uma espécie de "substituto" da internet. Eles oferecem todos os serviços de que o usuários costuma necessitar, desde textos e vídeos até serviços e jogos; com isso, é como se a internet inteira estivesse neles.

Outro aplicativo que em breve também pode entrar nessa batalha é o próprio WhatsApp. Em uma atualização recente da sua versão beta, o app ganhou um recurso que permite criar links públicos para grupos. Esse recurso parece ser especialmente voltado para que empresas se comuniquem com os clientes, e pode apontar para uma forma como o WhatsApp pretende ganhar dinheiro no futuro.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ