Olhar Digital Pro

Inovação

3 pensamentos que 'matam' a inovação

Stephanie Kohn 18/09/2013 17h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O especialista em inovação e sócio-fundador da consultoria Mandalah, Lourenço Bustani, revelou, em entrevista à Exame, os três pensamentos fatais para a inovação. Segundo ele, conservar é um ativo importante, mas não quando o que se conserva é uma postura receosa, míope e ultrapassada frente ao mercado. Confira abaixo o que evitar para obter sucesso.

1 - Insegurança

Inovação de fato só existe com uma boa dose de coragem. O medo é positivo, traz razão, maturidade, consciência, mas é preciso ir além dele, e experimentar abrir mão da previsibilidade do dia a dia para dar asas ao que foge do lugar comum. Ideias inovadoras já nascem com um DNA transformador.

2 - Visão de curto-prazo

A sociedade e mercado imediatistas e apegados a métricas rasas de sucesso fizeram com que as empresas aderissem a sistemas e metas não sintonizadas com a natureza orgânica das pessoas e do meio ambiente. A lei do dia seguinte, disposta a apenas engordar planilhas e cifras, faz com que grande parte das inovações que chegam ao mercado não sobreviva.

3 - Lógica cartesiana

O método cartesiano defende que o homem alcançará a verdade apenas com base no que é certo e irrefutável, desprezando abstrações e controvérsias. Mas o que é inovar se não sentir, propor, mudar, arriscar, prototipar. As melhores inovações virão certamente das mentes a serviço dos corações.

Carreira Negócios inovação
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você