Olhar Digital Pro

Satya Nadella

Presidente da Microsoft aconselha mulheres a não pedir aumento

Leonardo Pereira 10/10/2014 13h19
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Satya Nadella, CEO da Microsoft, cometeu uma gafe nessa quinta-feira, 9, ao insinuar que as mulheres não devem pedir aumento salarial. Pior: ele fez isso em um evento que celebrava a participação feminina na computação.

Foi pedido a Nadella que desse um conselho a mulheres que não se sentem à vontade na hora de pedir um aumento. Ao responder, o principal executivo da Microsoft afirmou que é preciso "saber ter fé de que o sistema te dará a devida ascensão à medida em que você avançar".

Nadella ainda completou que "mulheres que não pedem aumento" têm "superpoderes" e que isso é um "carma bom" e voltará a elas. É o tipo de pessoa em quem se confia, afirmou.

A plateia, obviamente, se incomodou com as declarações e Nadella chegou a ser rebatido por uma pessoa ligada à própria Microsoft. Maria Klawe, que é membro do conselho de diretores da companhia, usou seu exemplo para aconselhar às mulheres que não sejam "estúpidas": ela descobriu que, quando foi contratada pela Universidade de Princeton, seu salário era US$ 50 mil mais baixo do que deveria ser.

O mal-estar gerado pelos comentários de Nadella fez com que ele se desculpasse pelo Twitter, reconhecendo não ter sido claro na resposta e afirmando que é necessário diminuir a lacuna entre homens e mulheres no mercado. Mais tarde ele divulgou um texto em que foi mais longe, admitindo que respondeu de forma totalmente errada e que o conselho de Maria Klawe é o que deve ser seguido.

A gafe ocorreu num momento em que a indústria de tecnologia se esforça para se tornar mais inclusiva. Várias delas divulgaram relatórios internos que mostram o tamanho do distanciamento entre homens e mulheres no setor. O Facebook até lançou uma iniciativa, nesta semana, para tentar mudar esse quadro (veja aqui). 

Microsoft
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você