Olhar Digital Pro

Estágio / Carreira / Emprego / Google

5 coisas que o estudante de TI deve saber antes do primeiro estágio

Gustavo Sumares 10/12/2015 19h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Embora o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação esteja melhor que o de muitos outros setores, é importante que os candidatos tenham alguns conhecimentos que lhes permitam manter-se competitivos.

Pensando nisso, a empresa de recrutamento e seleção Conquest one, especializada em selecionar profissionais de TI, elaborou uma lista com 5 coisas que todos os trabalhadores da área em começo de carreira devem saber. As dicas são do sócio diretor da empresa, Marcelo Vianna. Confira:

- Comece devagar

Uma pesquisa realizada esse ano pela empresa de recrutamento Companhia de Talentos mostrou que 67% dos jovens buscam cargos de liderança. Embora a ambição seja importante, o jovem pode também aproveitar os primeiros anos de sua carreira para conhecer seu próprio perfil profissional e traçar um plano para a própria carreira.

- Inglês fluente

Embora o mercado já ofereça a muitos dos profissionais uma noção rudimentar da língua, o profissional que deseja se destacar precisa dominá-la de maneira que possa, tranquilamente, participar de uma por telefone com clientes da Índia, Irlanda e Estados Unidos, por exemplo. Além disso, saber a língua permite viajar ao exterior para obter novas certificações.

- Redes sociais

Com relação ao uso de redes sociais no ambiente de trabalho, é importante tomar cuidado para que ele não interfira na produtividade. O jovem deve primeiramente se informar sobre a política da empresa quanto ao uso das redes e de dispositivos móveis no trabalho. E, mesmo fora do trabalho, é importante tomar cuidado para não compartilhar informações que possam comprometer seu emprego.

- Atenção ao comportamento

Embora o conhecimento seja vital, a postura no ambiente de trabalho também é importante. É preciso saber como fazer, de maneira polida, algumas interações: falar com outras pessoas, pedir ajuda, comunicar o andamento de suas tarefas, acompanhar o andamento de tarefas relacionadas, por exemplo. Quem disse que profissionais de TI não precisavam falar com outras pessoas?

- Deixe um legado para a empresa

Se a companhia em que o jovem trabalha oferce a possibilidade de que ele inove, crie e cresça na carreira, é importante que ele esteja preparado! Com isso, ele tem a oportunidade de criar um legado seu na empresa e, então, usar essa experiência como plataforma para subir ainda mais na carreira. 
Comportamento Carreira Empregos Empresas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você