8 características do profissional de TI "dos sonhos" das empresas

Mesmo com a crise econômica brasileira, o mercado de TI continua operando a todo vapor. A indústria, que costuma reclamar da falta de mão-de-obra qualificada, viu os salários aumentaram até 40% ao longo do ano, segundo uma pesquisa.

Se você deseja avançar nesta carreira, saiba que algumas características são essenciais: além da fluência em inglês, formação e vivência na área, o profissional de TI deve buscar inovações dia a dia e manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Ana Claudia Reis, sócia da The Cadwell Partners, empresa de recrutamento e seleção, explica quais são as habilidades que podem fazer a diferença na hora de conquistar um bom emprego. Confira:

1. Conhecimento
"Entre as características que buscamos está a paixão pela tecnologia e a constante sede de aprendizado e conhecimento. Um candidato que sabe demonstrar conhecimento e expertise já no momento da entrevista pode ganhar alguns pontos em relação aos concorrentes", explica.

2. Domínio sobre o negócio
"É interessante que os candidatos possuam domínio sobre a organização como um todo, e não apenas no que diz respeito à sua área. Integrar as áreas da empresa pode agilizar a entrega dos projetos, o que é um ponto positivo ao profissional", declara.

3. Comunicação
Um bom profissional deve também saber se comunicar. "Uma boa comunicação no momento da entrevista é imprescindível, e também pode ser a chance para o sucesso e crescimento dentro da empresa, já que o profissional poderá atuar em parceria com outras lideranças", afirma Ana Cláudia.

4. Estar aberto a mudanças
"Os processos de TI mudam com frequência. Quem atua nessa área deve estar preparado para administrar as mudanças que acontecem com o dia a dia", declara. A executiva aponta também a ousadia e a vontade de propor mudanças como qualidades importantes.

5. Big Data
Um dos temas mais discutidos na atualidade, o Big Data pode fazer a diferença na hora de conquistar um emprego. "A formação no conceito sobre o tema deve ser exemplar, e a experiência em governança de dados, imprescindível", conta.

6. Poder de decisão
O profissional ideal deve ter forte poder de controle e de resolução. "Uma visão ampla sobre o negócio ajudará exatamente na tomada de decisões, que terão muito mais chances de serem assertivas", explica a executiva.

7. Relacionamento
Um bom relacionamento é importante para o desenvolvimento da empresa e pode pesar ao escolher um candidato. "O que o mercado diz sobre sua trajetória profissional pode traduzir quem o candidato é ajudando o recrutador a definir os traços de sua personalidade e comportamento. Por isso, manter um bom relacionamento é de extrema importância", afirma.

8. Inovação
O profissional de TI deve ser uma pessoa arrojada e possuir uma visão empreendedora na prática. "A inovação deve sair do papel. Para isso, o domínio da equipe também é fundamental", finaliza Reis.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ