Olhar Digital Pro

Jeff Bezos e Washington Post

6 motivos que explicam o interesse de Jeff Bezos pelo Washington Post

Stephanie Kohn 06/08/2013 13h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O presidente da Amazon, Jeff Bezos, que comprou o Washington Post por US$ 250 milhões, ainda não comentou quais são seus planos para o jornal. Mas, a repórter e colunista do próprio veículo Lydia DePillis divulgou os motivos que explicam o interesse do executivo pela publicação. As sugestões são do ex-editor do Chicago Daily News e Chicago Sun-Times, e empreendedor Alan Mutter, que criou a InterMedia.

1 – Paixão pelo jornalismo

A primeira possibilidade sugerida pela colunista é a paixão pessoal do executivo pelo jornalismo. Ele já demonstrou estar atento ao mercado de notícias quando investiu US$ 5 bilhões no Business Insider. Agora, o executivo terá uma nova oportunidade de promover o setor.

2 – Adição de tecnologia

Como proprietário da Amazon, Bezos poderá usar todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para alavancar o jornal, como lançar versões da publicação para o Kindle, ou, incluir seu e-commerce em cada página do Post, aumentando as vendas da própria varejista. Bezos ainda poderá incluir o veículo na lista de aplicativos nativos dos tablets, dando mais visibilidade ao jornal.

3 – Conhecimento sobre o público

Há ainda a chance de Bezos querer integrar ao seu serviço de inteligência da Amazon, que prevê as compras dos usuários, ao jornal. Neste modelo, a varejista conseguirá reunir ainda mais dados sobre seu público e usá-los ao seu favor.

4 – Credibilidade para o mercado digital

Ao associar o nome da Amazon a um jornal de credibilidade, autores de peso poderiam pensar em lançar seus livros, em primeira mão, no site da companhia e em seus e-readers.

5 – Conteúdos em vídeo

O futuro do conteúdo são os vídeos e o executivo sabe disso. O Washington Post poderá ser um ótimo gerador de notícias neste formato para serem agregados aos produtos da Amazon. O veículo já possui iniciativas em vídeo.

6 – Distribuição física

Apesar de a Amazon ser digital, ela possui um dos sistemas de distribuição física de produtos mais eficientes do mundo. O executivo, portanto, poderá colocar uma cópia do jornal em cada pacote entregue para aumentar a circulação do veículo e, consequentemente, seus anunciantes.

Quer contribuir com a discussão? Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto. Por que Jeff Bezos comprou o Washington Post?

 

Vídeo Amazon Jornais Kindle Tablet aquisição TABLETS
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você