Olhar Digital Pro

Big data

Afinal, o que é Big Data?

Stephanie Kohn 01/07/2013 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Entenda como funciona o conjunto de recursos computacionais baseados em programação

Há 30 anos, o volume de informações que uma pessoa carregava era,  no máximo, uma agenda telefônica, algumas anotações em papel e seus cadastros em serviços e órgãos públicos. Hoje, qualquer jovem com um smartphone carrega muito mais do que isso: fotos, vídeos, músicas e uma infinidade de informação que cresce cada vez que, por exemplo, ele acessa sua rede social favorita. 

A grande diferença é que toda essa informação nova proveniente das mídias sociais, blogs, vídeos, geolocalização, lojas de e-commerce e diversas outras fontes em forma não é estruturada, ou seja, não é organizada. É uma mistura de diferentes tipos de informação.

"O Big Data é um conjunto de recursos computacionais baseados em programação, algoritmos e buscas que permitem agregar todos os bancos de dados estruturados e os não estruturados, como vídeos, imagens e textos. Na hora em que você mistura tudo isso, vira um volume enorme de informações", analisa Maurício Pimental, Coordenador geral da Faculdade BANDTEC.

O grande desafio é descobrir como gerenciar e analisar todo esse volume de dados que cresce infinitamente todos os dias. Mais do que isso, entender esses dados e criar ferramentas para gerar mais experiência, produtividade, consumo e novos serviços. Para se ter uma ideia, esses dados não-estruturados representam 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje em dia.

Já existem casos bem interessantes de uso de Big Data. Um exemplo é o “Flu Trends” do Google. Baseado nos dados do seu buscador, a empresa desenvolveu um projeto no qual conseguiu identificar tendências de propagação de gripe antes de números oficiais refletirem a situação. Essa mesma técnica pode ser aplicada para analisar inflação, desemprego e muitas outras coisas.

Música Fotografia Tráfego de dados Banco de Dados big data
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você