Google se divide em mais uma empresa, a XXVI

A Alphabet anunciou a criação de mais uma companhia: a XXVI Holding Inc. A gigante, que foi criada para gerenciar os negócios com a divisão do Google em várias partes, abriu a nova empresa para cuidar de iniciativas menores como tecnologia para carros autônomos, saúde, entre outros. A medida encerra uma longa restruturação iniciada em 2015.

A XXVI Holdings funcionará como uma organização guarda-chuva para empresas da Alphabet conhecidas como “Other Bets”. Entre elas está a Waymo, que desenvolve tecnologia para carros autônomos; e a Verilly, responsável por aparelhos de saúde e cuidados médicos. O nome “XXVI”, aliás, é a representação em algarismos romanos do número 26, que é a quantidade de letras do alfabeto.

Além da criação da nova empresa, o Google deixa de ser uma corporação para se tornar uma sociedade de responsabilidade limitada. A mudança é motivada pelo fato de a responsável pelo buscador e outros produtos não ser mais uma empresa pública diretamente, mas sim parte da holding Alphabet.

Na prática, contudo, nada muda. As novidades anunciadas nesta sexta-feira, 1, são apenas formalidades e não alteram a distribuições de ações entre investidores ou o funcionamento das empresas, conforme publicou o Engadget.





RECOMENDADO PARA VOCÊ