Após vitória em Go, computador do Google passa a estudar Magic e Hearthstone

Pesquisadores da Oxford University estão usando o DeepMind, a inteligência artificial do Google que derrotou o campeão mundial de Go, para analisar dados de jogos de cartas como Magic: The Gathering e Hearthstone.

A anlálise é parte de um estudo para usar a inteligência artificial a “gerar código de programação a partir de uma mistura de linguagem natural e especificação estruturada”. Embora os pesquisadores ainda não estejam ensinando o computador a efetivamente jogar esses jogos, eles estão dando o passo inicial, que é ensiná-lo a ler e interpretar o significado das cartas.

Essa etapa é necessária porque muitas das cartas de ambos os jogos possuem condições e capacidades específicas a determinadas seituações de uso. Uma carta pode, por exemplo, ter seu ataque aumentado caso outra carta específica também esteja no jogo, ou ter seu custo reduzido caso o jogador realize alguma outra ação.

Segundo o Kotaku, a inteligência artificial vai ficando melhor em analisar a linguagem das cartas conforme avança. Ela consegue, por exemplo, captar referências e entre cartas diferentes para entender que existe uma relação entre elas, com base apenas no texto das cartas.

Além de permitir que a DeepMind entenda melhor os jogos - e eventualmente consiga disputá-los - o estudo tem o objetivo de treinar a inteligência artificial a produzir código com base em textos em qualquer situação. Assim, o computador se tornaria melhor em transformar qualquer tipo de texto em linguagem de programação, e poderia “se ensinar” a realizar determinadas tarefas usando textos em línguas “humanas”.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ