Olhar Digital Pro

Rebanho / Vaca / Boi / Boiada

App que monitora rebanho é destaque em evento de startups

Stephanie Kohn 12/11/2013 18h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Bov Control se apresentou para investidores durante evento promovido pela WayraBrasil, aceleradora do Grupo Telefónica

A Wayra, aceleradora do Grupo Telefónica, realizou nesta terça-feira, 12, o Wayra demoDay, evento que aproxima startups aceleradas pela entidade de novos investidores. Durante cerimônia, que aconteceu em São Paulo (SP), duas das seis empresas iniciantes que se apresentaram eram brasileiras, a Bov Control e a Ocapi.

A Bov Control se destacou por revolucionar uma atividade pouco ligada à tecnologia. A startup desenvolveu um meio de captar dados de rebanhos por meio de smartphones para que fazendeiros monitorem os animais pela tela do PC.

Com o sistema eles conseguem obter diversas informações, desde de quantos litros de leite as vacas produziram até a média de ganho de peso do rebanho na semana. A empresa usa computação na nuvem e Big Data para analisar o grande volume de dados.

Peões inserem dados no app e as informações são processadas pelo sistema, e apresentadas no computador do fazendeiro. Os pecuaristas desembolsam R$ 0,30 por cabeça de gado analisada. A companhia existe há três anos mas só chamou a atenção do mercado depois da explosão dos smartphones no país.

O app do Bov Control foi lançado em junho para Android e mais de 1,3 mil fazendeiros já fizeram o download. 30% dos usuários são estrangeiros, sendo que 20% dos interessados são dos Estados Unidos. Os norte-americanos utilizam a ferramenta dez vezes mais que os brasileiros, já que 95% dos fazendeiros de lá possuem smartphones, segundo o G1.

Apesar de a aplicação ter sido desenvolvida para pecuaristas, a startup tem negociado com redes de supermercado, como o Wal-Mart, para transformar o Bov Control em uma ferramenta que informe aos varejistas a procedência dos alimentos. Bancos também pensam em usar o app para avaliar a saúde do rebanho, que é frequentemente oferecida como garantia de empréstimo.

Já a segunda empresa brasileira a se apresentar foi a Ocapi. A startup é dona de uma plataforma de publicidade que permite que clientes criem banners, planejem e gerenciem as campanhas de forma simples.

O produto 'Vitrine Inteligente', ganhador do programa do MCTI, promete bons resultados em poucos passos. O usuário cadastra os produtos, cria banners em diversos formatos e visuais, e inicia uma campanha, informando quanto quer investir.

Os banners, então, chegam à rede da empresa, e passam a ser exibidos nos locais com maior potencial de conversão. Todos os resultados (cliques, CPC, total) podem ser acompanhados pelo software. (saiba mais no vídeo abaixo).

Essa é a segunda edição do evento que reúne empreendedores da Wayra e gestores de fundos de capital de risco internacionais, focados nas tecnologias emergentes. Neste ano, o encontro aconteceu simultaneamente no Brasil e na Inglaterra. Para saber mais sobre a aceleradora, clique aqui



Com G1, IG e WayraBrasil.
Aplicativos Software Telefônica startup Publicidade online Empreendedorismo
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você