Apple lidera brigas judiciais por patentes em 2015

As disputas por patentes no mundo da tecnologia são bastante comuns e crescem a cada dia. Em 2015, os Estados Unidos devem ter o maior número de disputas legais por este motivo na história do país, atingindo os 6,1 mil processos.

Das 5 empresas mais envolvidas em violação de patentes nos EUA, 4 são do ramo tecnológico. Confira quais são elas e relembre alguns célebres casos:

4. Amazon

Reprodução

Número de processos por disputa de patentes em 2015: 24

Amazon x MasteObjects
Em 2011, a desenvolvedora de softwares MasterObjects processou a Amazon por violar a patente do recurso autocompletar, que auxilia o usuário a pesquisar exibindo sugestões de palavras, em seu site e em aplicativos para iPhone, Windows e Android Phone.
Apesar de utilizar a tecnologia desde 2004, a empresa conseguiu a patente da ferramenta apenas em 2010. Além da Amazon, foram processadas também empresas como o Google, a Microsoft e o eBay.

3. HP

Reprodução

Número de processos por disputa de patentes em 2015: 32

Memjet x HP
No início de agosto, a Memjet registrou uma ação judicial contra a HP por violar 8 patentes relacionadas a uma tecnologia de impressão chamada "Waterfall PageWide", que usa 70 mil bicos individuais de tinta, o que resulta em uma impressão colorida a uma velocidade de uma página por segundo.
A Memjet não fabrica impressoras, mas desenvolve tecnologias de impressão e as fornece às fabricantes de dispositivos. A empresa afirma que a HP desrespeitou as patentes e incorporou uma tecnologia semelhante em linhas de impressoras 2D e 3D.

2. Samsung

Reprodução
Número de processos por disputa de patentes em 2015: 33

Apple x Samsung 
No início deste mês, a Samsung foi considerada culpada de violar patentes da Apple, sua principal rival no mercado de smartphones. O processo já dura anos e, de acordo com um tribunal dos Estados Unidos, a coreana copiou mais de 2 mil patentes da companhia, incluindo as que descrevem recursos como o 'tap-to-zoom', além da apropriação de design de aparelhos. A empresa foi multada em quase US$ 1 bilhão, mas conseguiu reduzir o valor para US$ 548 milhões. A Samsung chegou até a pedir ajuda de outras companhias, como o Google e a HP.

1. Apple

Reprodução

Número de processos por disputa de patentes em 2015: 35

Slide to unlock
A Apple também andou perdendo disputas por patentes. Recentenmente, o Tribunal Federal de Apelações de Karlsruhe, na Alemanha, uma apelação da empresa que afirmava que "slide to unlock" (deslize para desbloquear) foi copiado por fabricantes concorrentes, que desenvolveram suas próprias versões.

A patente, obtida pela fabricante do iPhone em território alemão, foi cancelada com base na similaridade de uma série de características técnicas com um celular lançado pela empresa sueca Neonode em 2006, o Neonode N1, um ano antes do lançamento do primeiro iPhone.

Via Forbes

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ