Apple passa Asus e se torna a quarta maior fabricante de notebooks

O mercado global de notebooks registrou crescimento acima do esperado ao longo de 2017 e também viu uma mudança no ranking das maiores fabricantes do mundo: a Apple superou a Asus e fechou o ano como a quarta maior do planeta.

Ao todo, 164,7 milhões de notebooks foram vendidos durante 2017, de acordo com dados da TrendForce. O mercado como um todo cresceu 2,1% ao longo do ano, acima do crescimento de 0,7% esperado por analistas.

A HP se manteve na ponta entre as maiores do mundo e vendeu impressionantes 40 milhões de unidades, 10,5% a mais do que em 2016. A empresa fechou o ano com 24,3% de market share.

A segunda colocada foi a Lenovo, que registrou queda de 4,9% nas vendas anuais. Ainda assim, a fabricante chinesa manteve 20,2% do mercado mundial. A Dell aumentou 0,5% suas vendas globais e fechou o ano em terceiro lugar com 15,2% de market share.

Apple supera Asus

A grande novidade do top 5 de 2017 foi uma mudança no quarto lugar: a Asus cedeu a posição à Apple. Enquanto a fabricante dos Macs cresceu 18% em relação a 2016 e fechou 2017 com 9,6% do mercado, a Asus ficou com 9,5% de market share no período.

A TrendForce aponta para uma tendência preocupante para o mercado: a expectativa é que 2018 feche com as seis primeiras colocadas - as cinco citadas anteriormente e a Acer - concentrando 89,1% do mercado global de notebooks, dando pouco espaço para outras marcas se desenvolverem.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ