Big Data evolui pouco, diz pesquisa

Quase 60% das organizações acreditam que o Big Data vai chacoalhar os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos, mas somente 13% delas o adotam na produção em larga escala. Estas são as conclusões do estudo feito nos Estados Unidos pela empresa Capgemini.

O levantamento apontou que, apesar de oito entre dez organizações disporem de atividades de Big Data em andamento, a maioria não está obtendo sucesso. Apenas 27% dos questionados descreveram suas atividades como bem-sucedidas e 8% como muito bem-sucedidas, enquanto a maioria tenta comprovar a efetividade do conceito. 

Para quem não está familiarizado com o assunto, Big Data é um conjunto de soluções tecnológicas capazes de analisar grandes volumes de dados desestruturados na internet, conferindo sentido a eles.

Confira abaixo alguns fatores apontados pelo estudo como essenciais para que o projeto evolua. 

•           Estrutura organizacional bem definida – as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem sucedidas de Big Data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc dispersos.

•           Roteiro e critério claros para seleção de uso – organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do que aquelas que não tem (51% contra 22%). Da mesma forma, organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.

•           Corrija o seu modelo operacional – o sucesso na adoção do Big Data envolve vários fatores – governança, gestão de dados, competências e tecnologia. É essencial que as organizações desenvolvam cada um destes fatores corretamente. 

•           Adote uma abordagem interativa – as organizações precisam trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Elas podem se beneficiar criando versões básicas e, depois, recriando versões mais avançadas.

•           Garanta o envolvimento dos acionistas para garantir o investimento – os executivos precisam convencer os acionistas sobre o valor do Big Data, para que consigam assegurar a aprovação e o financiamento de suas atividades.

•           Gerencie os riscos de segurança – a adoção do Big Data gera uma série de riscos relacionados à privacidade. As organizações precisam estabelecer mecanismos de proteção sólidos para administrar e controlar cada um destes riscos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ