Brasil ocupa 30ª posição em Índice Global de Conectividade

O Brasil ficou na 30ª posição no Índice Global de Conectividade 2016 da Huawei, divulgado nesta terça-feira, 12. O país ocupa a mesma posição que no ano passado em função de investimentos em banda larga, como o Plano Nacional de Banda Larga e o Banda Larga para Todos. Os níveis médios de conectividade nacional estão 5% maiores do que em 2015.

O relatório mede o progresso de 50 nações em investimentos e implantação de Tecnologia da Informação e Comunicações para atingir a digitalização econômica com base em 40 indicadores, entre eles fornecimento, demanda, experiência e o potencial de cinco habilitadores tecnológicos (banda larga, data centers, nuvem, big data e internet das coisas).

Os dez primeiros colocados foram Estados Unidos, Singapura, Suécia, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Coreia do Sul, Países Baixos, Japão e Noruega. Globalmente, as principais melhorias foram em cobertura e velocidade da banda larga, além de tecnologias de nuvem, big data e internet das coisas.

“Uma mudança revolucionária está ocorrendo na maneira como o mundo funciona, com economias de todo o planeta se tornando digitais”, afirma Kevin Zhang, Presidente de Marketing Corporativo da Huawei. “Os países que estão nos estágios iniciais da digitalização econômica devem desenvolver planos tecnológicos de longo prazo que incluam banda larga e data centers para colherem os benefícios do crescimento ampliado. As economias desenvolvidas que desejam aproveitar suas posições de liderança devem investir mais em tecnologias e soluções de nuvem, big data e internet das coisas para experimentarem todos os benefícios de uma economia digital”, explica.

O GCI 2016 aponta que o investimento em infraestrutura digital está correlacionado com ganhos no PIB (Produto interno Bruto), já que ele aumenta o dinamismo econômico, a eficiência e a produtividade. Para fomentar ainda mais esses ganhos, os países precisam evoluir tecnologicamente, investindo em novas tecnologias e garantindo que elas sejam adotadas por governos, indústria e pessoas.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ