bolsa de valores

Cerca de 40% das operações na Bolsa de Valores brasileira são feitas por robôs

Redação Olhar Digital 24/05/2016 10h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um dado inédito sobre a atuação de "robôs" na Bolsa de Valores brasileira foi revelado nesta semana. Em 2014, cerca de 40% de todas as operações de compra e venda de ações foram realizadas por programas de computador dedicados a isso. Nos Estados Unidos, esse número chegou a 70% no mesmo ano.

A informação está no livro "A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional", do sociólogo e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Edmilson Paraná. A obra chega às livrarias na quarta-feira, 25.

De antemão, o pesquisador revelou que essas operações comandadas por software levam cerca de 10 milissegundos - mais rápido do que um piscar de olhos, que demora 400 milissegundos. O objetivo dos administradores desses robôs é ganhar dinheiro com oscilações que normalmente passam despercebidas nos valores de ações.

Via Fernando Rodrigues

Mercado Bolsa de Valores
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você