Cientistas estão perto de criar uma capa da invisibilidade

A capa da invisibilidade é um objeto conhecido nos livros e filmes da franquia de Harry Potter, que permite a quem usar ficar invisível. Porém, cientistas estão prestes a trazer o artefato mágico para o mundo real e de uma forma bem tecnológica.

Pesquisadores da Queen Mary University of London estão conseguindo modificar objetos usando um material com nano-partículas que pode melhorar propriedades específicas na superfície do objeto.   

Nos testes já demonstrados, cientistas da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação da instituição conseguiram usar o dispositivo de camuflagem para fazer com que superfícies curvas aparentassem ser planas para as ondas eletromagnéticas.

Apesar de ainda não conseguir fazer o objeto desaparecer, a tecnologia pode resultar em uma mudança radical na forma como antenas são amarradas as suas plataformas, por exemplo. Permitindo antenas em diferentes formas e tamanhos para ser ligada em locais de difícil acesso e com uma ampla variedade de materiais.

"O projeto é baseado em óptica de transformação, um conceito por trás da ideia da capa da invisibilidade”, afirma o pesquisador Yang Hao. "Pesquisas anteriores mostraram essa técnica trabalhando em uma única frequência. No entanto, podemos demonstrar que é possível trabalhar em uma maior gama de frequências tornando-o mais útil para outras aplicações de engenharia, tais como nano-antenas e indústria aeroespacial".

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ