Conheça 4 áreas que apontam o futuro da pesquisa no Google

Em uma conferência realizada na última semana em Toulouse, na França, o diretor de pesquisa de inovação do Google, Behshad Behzadi, apontou que a companhia acredita que o futuro esteja nos dispositivos móveis e ofereceu algumas ístas do que deve ser o futuro da área de buscas na gigante de tecnologia. Segundo ele, 4 grandes áreas devem se modificar drasticamente nos próximos anos. Veja quais são elas:

1. Voz
O processamento de linguagem natural do Google evoluiu bastante nos últimos anos: antes, a taxa de erro era de 1 em 4. Atualmente, o valor passou para 1 a cada 16. De acordo com Behzadi, isso significa que o sistema interpreta as pesquisas por voz na velocidade e com a capacidade de uma conversa entre pessoas.

2. Contexto
Cada vez mais, o motor de busca do Google está tentando entender o que o usuário quer descobrir ou encontrar quando digita algo na página de buscas. O sistema capta as pesquisas do usuário e seu histórico para tentar captar o que ele realmente quer saber.

3. Localização
As pesquisas baseadas em localização devem se tornar ainda mais importantes para a plataforma. Ao buscar itens gerais, o usuário deve obter resultados específicos, com base no lugar onde ele se encontra. Pesquisando, por exemplo, loja de roupas, em uma rua qualquer, o usuário receberá indicações dos estabelecimentos que se encontram próximos a ele.

4. Dados pessoais
O item é uma das grandes polêmicas enfrentadas pelo Google atualmente. Questionada, a companhia revela que a intenção é saber mais sobre o usuário e adaptar os resultados com base em sua maneira de pesquisar e em seus interesses. No entanto, defensores da privacidade na rede apontam que essa pode ser uma grande oportunidade para obter informações sensíveis sobre as pessoas.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ