Coreia do Sul investe R$ 30 milhões em cidade só para carros autônomos

Carros autônomos são uma das grandes apostas para o futuro do urbanismo, mas testar os veículos nas nossas cidades pode colocar pedestres e outros motoristas em risco. Para contornar esse problema, o governo da Coreia do Sul está construindo uma cidade inteira só para servir de laboratório para sistemas de direção independente, segundo o noticiário local Business Korea.

A cidade, chamada de K-City, terá todos os aspectos viários de uma cidade normal, incluindo ruas mais estreitas no centro, faixas de ônibus, avenidas suburbanas e pistas expressas. No total, a cidade cobrirá uma área de mais de 360 mil metros quadrados (ou 88 acres, cerca de 50 campos de futebol), e será de longe a maior de seu tipo. Segundo o Engadget, há também a M-City, em Michigan, outra cidade criada com esse mesmo propósito, mas que tem "apenas" 32 acres de área.

A cidade dos carros

O projeto está sendo tocado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte do país, e tem um custo aproximado de 11 bilhões de wons coreanos (cerca de R$ 30 milhões). O custo, no entanto, é parte de um investimento do governo do país para produzir carros totalmente autônomos (que só necessitam de um supervisor humano) até 2020.

Algumas das empresas que já estão investindo no setor por lá são as montadoras  Hyundai Motors e Kia Motors. Além delas, as empresas coreanas de tecnologia Naver, SK Telecom e Samsung também vêm colocando dinheiro nessa área, pesquisando os sistemas de visão e condução que equiparão os veículos tornando-os capazes de dirigir sozinhos.

Inicialmente, o governo pretende abrir as pistas expressas da cidade para testes em outubro deste ano. Até a metade de 2018, as autoridades pretendem abrir a cidade toda, e mesmo carros que ainda não tenham obtido autorização do governo sulcoreano poderão ser testados lá.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ