Empresa do Google usa imagens de satélite para descobrir padrões no mundo

A SkyBox, empresa de imagens de satélite comprada pelo Google em 2014, anunciou ontem uma mudança de marca. Ela passa a se chamar Terra Bella e, embora continue a ter como foco o uso de satélites para produzir imagens da Terra, ela passa a ter outra função.

Segundo a empresa, seu objetivo agora é "ser pioneiros na busca por padrões de mudança no mundo físico". Ela continuará a construir satélites, e diz ter mais de 12 espaçonaves em desenvolvimento, para ser lançadas nos próximos anos.

No entanto, após ter sido comprada pelo Google, a empresa teve acesso a "uma ampla variedade de fontes de dados geoespaciais, capacidades de aprendizagem de máquina e especialistas". Graças a esses recursos, a Terra Bella pretende "transformar imagens em dados que ajudarão pessoas e organizações a tomar decisões mais bem-informadas".

Visões do mundo

Desde o lançamento do seu primiro satélite em 2014, a Terra Bella já produziu mais de 100 mil imagens da superfície terrestre, tanto de regiões urbanas quanto de locais pouco povoados. De acordo com o site da empresa, seu principal objetivo é "descobrir novos padrões no mundo.

Isso pode ser feito de diversas maneiras usando imagens de satélite. Por exemplo, elas podem ser usadas para monitorar o fluxo de mercadorias em grandes portos, gerando informações sobre a economia das regiões observadas. Além disso, dados coletados sobre desastres naturais (como terremotos, furacões e erupções vulcânicas) também podem ser usados para melhor orientar as ações de auxílio. 

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ