Entenda por que alguns usuários conseguiram usar o WhatsApp durante o bloqueio

Mesmo sem recorrer a aplicativos de VPN, alguns usuários ainda estão conseguindo usar o WhatsApp apesar da determinação da justiça de bloquear o aplicativo em todo o território nacional. Isso ocorre de maneira relativamente aleatória entre usuários de todas as operadoras.

O motivo para isso, segundo a assessoria de imprensa do SindiTeleBrasil, é técnico. Embora todas as operadoras citadas na ordem judicial estejam, segundo a assessoria, se empenhando para bloquear o serviço, esse bloqueio possui limitações.

Diferentes IPs

Assim como todos os aplicativos conectados à internet, o WhatsApp utiliza diferentes IPs para realizar suas comunicações. Os IPs (Internet Protocols, ou protocólos de internet) são como se fossem "canais" pelos quais a informação pode passar.

O que as operadoras fazem para bloquear o WhatsApp é bloquear os IPs que o aplicativo utiliza. Com isso, os "canais" ficam travados e o aplicativo não funciona. No entanto, ao detectar isso, o aplicativo procura outros IPs para se comunicar. Isso não é uma especificiade do WhatsApp - todos os aplicativos funcionam dessa maneira.

Vazamentos

Quando o aplicativo de mensagens passa a operar por outro IP, as equipes técnicas das operadoras precisam identificar esse novo canal e cortá-lo também. Isso, no entanto, leva tempo. E enquanto isso não acontece, alguns usuários continuam a usar o aplicativo de maneira relativamente normal

Segundo a assessoria do SindiTeleBrasil, esse processo é consequência da própria maneira como a internet funciona. Bloquear um aplicativo é como bloquear a passagem de água por um rio: a água acaba encontrando pequenos espaços por onde passar, e é necessário ir tapando os vazamentos aos poucos.

Reativação

Além de explicar por que alguns usuários conseguiram continuar usando o WhatsApp mesmo durante o bloqueio, isso também explica por que o serviço demorou mais tempo para voltar para alguns usuários do que para outros.

A reativação dos canais também leva algum tempo e acontece de forma irregular entre operadoras, o que explica por que alguns de seus amigos podem ter voltado a enviar mensagens antes de você.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ