EUA realiza primeiro teste público de 'estradas solares'

A empresa estadunidense Solar Roadways anunciou por meio do Twitter que inciou na última sexta-feira, 30 de setembro, o primeiro teste público de seus painéis solares de pavimentação. O teste está acontecendo na praça Jeff Jones da cidade de Sandpoint, no estado de Idaho.

Os painéis solares da Solar Roadways são feitos para substituir a pavimentação de estradas por uma pavimentação "inteligente" que produz energia. Eles têm formato hexagonal e pesam até 31 quilos cada. Além de absorver a luz do sol e produzir energia, eles podem ser iluminados de cores diferentes - o que acaba com a necessidade de se pintar faixas de trânsito, já que as luzes da estrada podem ser programadas por computador.

Eles também podem se aquecer para derreter neve que se acumule sobre eles. Com isso, além de se manter visíveis, eles resolvem um problema bastante grave das latitudes extremas: a necessidade de se limpar constantemente a neve das estradas. O vídeo abaixo (em inglês) fala mais sobre a tecnologia:

De acordo com a rede de televisão local KREM2, os painéis também oferecem aderência semelhante à do asfalto e concreto, não se deslocam mesmo caso haja um tornado ou tufão. Seu idealizador, Scott Brusaw, afirma que se todas as estradas dos EUA fossem pavimentadas com painéis desse tipo, o país produziria três vezes mais energia do que gasta.

O teste

Embora se trate de uma tecnologia extremamente promissora, seu primeiro teste ainda é bem modesto. Trinta painéis da Solar Roadways foram instalados na praça Jeff Jones da cidade de Sandpoint. Segundo a prefeitura da cidade, os painéis poderão ser iluminados de maneira controlada para orientar o trânsito e produzirão energia suficiente para abastecer a fonte e os banheiros públicos da praça. 

Trata-se de um teste inicial para avaliar a viabilidade de usar a tecnologia em mais estradas e espaços públicos. Como suas luzes podem ser programadas por computador, elas podem ser usadas como pavimentação em qualquer lugar. Para dar mais visibilidde ao teste, a prefeitura instalou uma câmera para transmitir imagens ao vivo dos painéis na praça 24 horas por dia. ela pdoe ser vista neste link

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ