Ex-CEO do Google presidirá conselho de inovação do Pentágono

Eric Schmidt, o ex-CEO do Google e atual membro do conselho executivo da Alphabet, liderará o novo Conselho Consultivo de Inovação da Defesa dos Estados Unidos. O anúncio foi feito ontem pela secretaria de imprensa do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA.

Segundo o órgão de defesa dos EUA, o conselho foi criado para "melhorar a cultura, a organização e os processos do Departamento de Defesa acionando inovadores do setor privado". Ele terá o objetivo de ajudar o Pentágono em questões como "prototipagem rápida, desenvolvimento iterativo de produtos, análise de dados complexos", entre outros assuntos.

Os outros doze membros do conselho serão escolhidos por Schimdt e pelo atual Secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, dentre "indivíduos que lideraram com sucesso grandes organizações privadas e públicas e que se sobressaíram em identificar e adotar novos conceitos de tecnologia". Segundo o Pentágono, "O conselho não discutirá operações ou estratégias militares".

Conforme opina o The Next Web, a parceria é, potencialmente, bastante perigosa. O Google, assim como outras das "grandes organizações privadas" dentre as quais o Pentágono buscará membros para seu conselho, detém enorme quantidade de informações altamente pessoais sobre a vida de seus usuários. A presença dos tomadores de decisão dessas empresas junto a organizaçõe militares é preocupante.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ