Facebook deve encerrar esquema que desviava impostos britânicos para a Irlanda

DUBLIN, Irlanda - O Facebook finalmente começará a pagar impostos referentes às vendas publicitárias feitas no Reino Unido. Por anos a companhia desviou o processo para a Irlanda, onde mantém sua sede global, o que indiretamente gerou uma discrepância entre a importância do mercado britânico para a rede social e a quantidade de dinheiro investido na região.

A BBC recebeu, de fontes dentro do Facebook, a antecipação de um comunicado que supostamente será liberado nos próximos dias. Nele, o Facebook afirma que a partir de abril passará a regionalizar as compensações e que fará os primeiros pagamentos de imposto em 2017.

Apenas pequenas vendas online, feitas sem envolvimento da equipe do Facebook, continuarão passando aqui pela Irlanda, enquanto todo o restante será contabilizado localmente. Isso inclui propagandas feitas por companhias gigantes como a rede de supermercados Tesco, a Unilever e o grupo WPP.

Ainda não é possível saber ao certo qual será o tamanho desse imposto, mas as taxas corporativas do Reino Unido geralmente comem 20% dos lucros, o que deve gerar cifras milionárias. Havia enorme controvérsia em torno da atuação do Facebook na região, porque, embora seja um dos maiores mercados do site fora dos Estados Unidos, o Reino Unido recebe um valor ínfimo de impostos - em 2014, por exemplo, o valor ficou em £ 4.327 - porque esses valores era “roteados” para a Irlanda.

O Google age de maneira similar e também vinha sendo cobrado para fazer algo a respeito até que, em janeiro, foi revelado que a gigante de buscas pagaria £ 130 milhões em compensações financeiras, respeitando demanda do órgão responsável pelos impostos no Reino Unido. O caso do Facebook parece ser diferente, uma vez que as fontes da BBC afirmam que não houve envolvimento formal do governo, apenas uma consulta da rede social com as autoridades.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ