Facebook terá centro de pesquisa focado em realidade virtual

Uma representante da Oculus confirmou hoje ao VentureBeat que o Facebook abrirá um centro de pesquisa para realidade virtual em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O estabelecimento ainda não tem data para ser inaugurado. O facebook, vale lembrar, comprou a Oculus em 2014 por US$ 2 bilhões.

Segundo a representante, trata-se de um escritório "dedicado a pesquisa com o Oculus". A região foi escolhida por estar próxima de pólos de pesquisa sobre o assunto, tais como a Carnegie Mellon University. A empresa já divulgou vagas de trabalho para programadores e pesquisadores de nível pós-doutoramento. Além do Facebook, a Uber e a Apple já se estabeleceram na região.

Uma das ênfases do novo centro de pesquisa será "computer vision", algo como "visão computacional" - tecnologia que permite que máquinas enxerguem e percebam o ambiente. Esse tipo de software é essencial, por exemplo, para carros autônomos. A empresa também está contratando especialistas nesse assunto.

O Oculus Rift também se utiliza de tecnologia semelhante para rastrear o movimento dos usuários. É possível, no entanto, que futuras versões do Rift consigam perceber o ambiente no qual o usuário se encontra e interagir com ele. Para isso, seria necessária uma câmera capaz de "enxergar" o espaço.


Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ