Olhar Digital Pro

Facebook WiFi

Facebook vai te ajudar a achar redes Wi-Fi nas redondezas

Gustavo Sumares, editado por Leonardo Pereira 22/11/2016 09h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Facebook parece estar testando um recurso novo que ajuda usuários a encontrar conexões de Wi-Fi abertas próximas às suas localizações. A rede social descobre onde estão as redes Wi-Fi e envia uma notificação ao usuário por meio de seu aplicativo quando ele está perto de pontos de conexão desse tipo.


A novidade foi percebida pelo analista de tecnologia britânico James Saye. De acordo com ele, o aplicativo para iOS começou a mostrar hotspots Wi-Fi próximos à sua localização quando percebia que ele estava conectado via redes celulares. Saye divulgou o recurso por meio de um tweet com imagem, que pode ser visto abaixo:

Primeiramente, o Facebook notifica o usuário de que há redes Wi-Fi próximas. Ao clicar na notificação, o usuário é levado a um mapa que mostra a localização dessas redes. Clicar em um dos pontos do mapa faz com que mais informações sobre o local que disponibiliza a rede sejam mostradas. No exemplo de Saye, o hotspot mais próximo estava em um mercado Tesco que ficava fechado até as 00h00.

Acesso a redes rápidas

De acordo com The Next Web, a rede social começou a pedir recentemente para que páginas de negócios, serviços e pessoas listassem redes Wi-Fi abertas próximas de sua localização. Seria por meio disso que o Facebook conseguiria informar o local dessas redes aos usuários mesmo que eles estejam com as conexões Wi-Fi do celular desligadas.

Segundo o site, o objetivo da rede social com isso é ajudar usuários a acessarem conexões mais rápidas. O Facebook tem apostado recentemene em recursos como vídeo ao vivo, e pretende investir pesadamente em realidade virtual no futuro próximo. Esses recursos, contudo, exigem que o usuário tenha acesso a uma conexão robusta. Nesse caso, saber onde tem Wi-Fi por perto é praticamente uma necessidade.

Ampliação

Esse recurso foi inicialmente visto para iOS, mas por ora eram poucos usuários que tinham acesso a ele. Nenhum usuário de Android, porém, podia usá-lo por enquanto. Isso não signficia que o recurso será exclusivo do iOS; o Facebook costuma testar novos recursos no iOS primeiro, já que o número de dispositivos que usam esse sistema é muito menor, o que facilita a otimização dos recursos para eles. É provável, portanto, que eventualmente essa novidade chegue para usuários da rede social nos dois sistemas.

Trata-se de um recurso bastante útil em uma época na qual muitas operadoras seguem contrariando o Marco Civil e cortando o acesso de seus clientes à internet móvel após o fim da franquia. O Google está testando um recurso semelhante - mas ao mesmo tempo bem diferente - na Índia: um mapa para ajudar cidadãos a encontrar banheiros públicos em boas condições. 

Aplicativos 3G Wi-Fi 4G Facebook
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você