Google é acusado de manipular buscador para prejudicar concorrentes

A União Europeia abriu um processo contra o Google por supostamente ter manipulado os resultados de buscas para favorecer seu serviço de compras. O bloco também dará início a uma investigação antitruste sobre o Android.

Um comunicado da comissária de Competição Margrethe Vestager repercutido pela Reuters mostra que a companhia recebeu os documentos de acusação e agora tem dez semanas para responder.

"Estou preocupada com o fato de a companhia ter dado vantagem injusta a seus próprios serviços de compras, em uma infração às regras antitruste da UE", afirmou a comissária. "Se a investigação confirmar nossas preocupações, o Google terá de enfrentar consequências legais e mudar a forma como faz negócios na Europa."

A punição pode ser uma multa equivalente a 10% de suas vendas anuais, o que no caso do Google significa cerca de US$ 6 bilhões. Em comunicado interno tornado público pelo Re/code, a empresa descreveu a situação como "decepcionante".

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ