Implante permitirá controlar computadores com a força da mente

Dentro de uma década, é possível que as pessoas sejam capazes de controlar computadores somente com a força da mente. Pelos menos é isso que cientistas australianos estão dizendo por aí; um grupo de pesquisadores está à frente uma tecnologia que capta e transmite sinais cerebrais.

Através de um dispositivo do tamanho de um palito de fósforo implantado em vasos sanguíneos próximo ao córtex motor, região de centro de controle do cérebro, o ser humano será capaz de “conversar com as máquinas”.

De acordo com a Universidade de Melbourne, a tecnologia, batizada de stentrode, capta sinais elétricos do cérebro e os converte em informação. À princípio a novidade está sendo desenvolvida para ser usada em pessoas com paralisias e dificuldades motoras. Dessa forma, elas poderão controlar cadeiras de rodas, próteses e exoesqueletos. Também seria possível monitorar os sinais cerebrais de pessoas com epilepsia para antecipar uma convulsão.

"Ser capaz de criar um dispositivo que pode gravar a atividade de ondas cerebrais durante longos períodos de tempo, sem danificar o cérebro é um desenvolvimento surpreendente na medicina moderna", afirma Terry O'Brien, chefe de Medicina na Departamentos de Medicina e Neurologia, do Hospital Royal Melbourne e professor na Universidade de Melbourne.

De acordo com os pesquisadores, a grande vantagem desse dispositivo é que não é necessário fazer uma cirurgia de alto risco para implantar o aparelho. Basta inserir o stentrode em uma veia no pescoço do paciente e posicioná-lo em um vaso sanguíneo perto do cérebro.

O primeiro teste em humanos será feito no ano que vem no Royal Melbourne Hospital.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ