Intel tenta recuperar vendas de PCs com novos processadores

Ao longo dos próximos meses, a Intel lançará 48 novos processadores com seu design mais recente, conhecido como Skylake. A linha foi iniciada em agosto, quando a empresa lançou os processadores Core i5 6600K e i7 6700K, voltados para entusiastas do desempenho.

Os novos chips prometem, segundo a empresa, não apenas melhorar a performance mas também reduzir o consumo de energia de computadores, desde desktops de alta performance até notebooks super finos. Outros novos recursos dos processadores podem também dar aos PCs capacidades de reconhecimento facial.

Outra expectativa da empresa, segundo o Wall Street Journal, é que a nova série de chips também ajude a acelerar o mercado de computadores pessoais, que vem em queda nos anos recentes. Segundo o analista de mercado Patrick Moorhead, da empresa Moor Insights & Strategy, "o desempenho da Skylake determinaráo caminho futuro para a indústria de PCs".

Mercado em queda

Um dos principais alvos da Intel são os mais de 500 milhões de PCs no mundo que já têm mais de 4 anos de uso. De acordo com Kirk Skaugen, vice-presidente sênior de vendas empresariais da intel, as máquinas que utilizarem os novos processadores da Intel serão duas vezes mais rápidas que esses computadores, e terão bateria com vida útil três vezes maior.

Além disso, como os novos processadores usam menos energia, os fabricantes poderão usar componentes de refrigeração e fontes menores. Com isso, as montadoras conseguirão produzir notebooks mais finos e mais leves, sem sacrificar potência.

As vendas de PCs vêm caindo há alguns anos, pois consumidores estão investindo também em tablets e smartphones. Em 2014, as vendas ainda aumentaram um pouco, em parte pela necessidade de atualização que a Microsoft provocou ao anunciar que iria deixar de oferecer suporte ao Windows XP.

Em 2015, porém, as vendas voltaram a cair: o segundo trimestre do ano mostrou uma queda de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa redução, no entanto, pode ser atribuída a usuários que estavam esperando pela nova versão do Windows para comprar um computador.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ