Robôs Robótica

Líderes do mercado acreditam que robôs vão criar empregos, e não cortá-los

Lucas Carvalho 19/01/2017 18h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ginni Rometty, presidente global da IBM, discursou nesta semana durante o Fórum Econômico Mundial, realizado na Suíça. De acordo com ela, a evolução da tecnologia de automação e o avanço dos sistemas de inteligência artificial não vão eliminar empregos, mas sim criá-los.


A executiva fez tais comentários durante um painel no evento que discute o papel da inteligência artificial em vários espaços da sociedade moderna, além das perspectivas para o futuro. De acordo com Ginni, é provável que essa tecnologia elimine alguns empregos apenas no curto prazo.

Segundo o Business Insider, a presidente da IBM acredita que "é o relacionamento entre soluções de inteligência artificial, como o Watson, e trabalhadores humanos o que vai criar empregos em longo prazo".

"Quanto mais empregos e tarefas são automatizadas, especialmente nos setores industrial e produtor, a inteligência artificial vai se tornar mais crucial (...), aumentando a procura por programadores e desenvolvedores", teria sugerido Ginni, de acordo com o Business Insider.

A executiva da IBM, porém, não é a única líder no setor que acredita nisso. Em junho do ano passado, Satya Nadella, presidente da Microsoft, publicou um artigo argumentando algo parecido. Segundo ele, "no fim das contas, humanos e máquinas vão trabalhar juntos, e não um contra o outro".

"Conforme nós construímos mais máquinas autônomas, precisamos respeitar a autonomia humana. Robôs colaborativos devem fazer o trabalho perigoso, como mineração, criando assim uma rede de segurança para proteger os trabalhadores humanos", declarou ainda Nadella. Segundo ele, o grande dilema dos próximos anos é sobre como impor a essas máquinas os valores morais adequados para que humanos e robôs possam trabalhar juntos em harmonia.

Robótica Microsoft IBM Inteligência Artificial Robôs
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você