Messenger Vs. WhatsApp

Messenger Vs. WhatsApp: prós e contras dos aplicativos de mensagem

Juliana Américo
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No início do ano o WhatsApp atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, enquanto que o Facebook Messenger já conta com 900 milhões de usuários ativos mensais. Então, as chances de você ter um dos dois (ou os dois) aplicativos de mensagens instantâneas no seu smartphone é muito grande.

Segundo dados que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, passou no mês passado, juntos, os dois serviços processam 60 bilhões de mensagens por dia. Para efeito de comparação, essa quantia é três vezes o número de mensagens SMS trocadas por dia.

Embora ambos tenham praticamente as mesmas funções, como chamadas VoIP de graça e mensagens de grupo, os dois aplicativos de mensagens são distintos um do outro em muitos aspectos importantes.

Veja os prós e contras de cada um:

  1. Privacidade
    No mês passado, o WhatsApp anunciou a criptografia end-to-end para todos os usuários, isso significa que as mensagens, fotos, arquivos, vídeos e áudios trocados através do aplicativo não podem ser interceptados.
    Este não é o caso do Messenger. No entanto, rumores indicam que o Facebook pode estar testando um recurso para apagar as conversas como o Snapchat. Por isso, é possível que um recurso de criptografia seja incluído em breve. 
  2. Envio de fotos e vídeo
    Os dois aplicativos permitem que o usuário compartilhe fotos e vídeos de diversas maneiras (direto da câmera, do álbum, de outros apps, entre outros). No entanto, ao contrário do Messenger, o WhatsApp tem um limite de 10 fotos por mensagem. Se você tem uma enorme coleção de fotos de viagens que você deseja enviar à sua mãe de uma só vez, esse pode ser um pequeno inconveniente.
    Além disso, o Messenger organiza as imagens, enquanto o outro mostra uma por uma como se fossem uma mensagem. Ele também tem uma melhor integração com a rede social e recursos de edição de fotos mais avançados.
  3. Fazer chamadas de áudio e vídeo
    De vez em quando, você precisa pegar o telefone e ter uma conversa real, que não seja por mensagem. Ambos oferecem chamadas de áudio e vídeo VoIP; basta você estar conectado à uma rede Wi-Fi. O recurso pode ser muito bom para quem está sem créditos no celular ou precisa fazer uma chamada rápida.
    Mas se você estiver em uma viagem no exterior e precisar fazer uma ligação, o WhatsApp pode ser a melhor opção. A grande razão pelo WhatsApp ter se tornado tão popular é a sua capacidade de funcionar sem problemas através de uma ampla gama de países, dispositivos e redes 2G, 3G e Wi-Fi.
    Agora, se você quiser um aplicativo de mensagens que consiga fazer ligações para várias pessoas ao mesmo tempo, a melhor escolha é o Messenger. Ele permite fazer chamadas para grupos de até 50 pessoas. 
  4. Contatos
    Quando o assunto é acesso aos contatos, o Messenger ganha do WhatsApp. Enquanto o WhatsApp só permite enviar mensagens para pessoas que estejam na sua lista de contatos, o Messenger permite que até pessoas que não são suas amigas entrem em contato.

Via The Daily Dot

Aplicativos Whatsapp facebook messenger
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você