Pirataria

Metade dos softwares em PCs brasileiros é pirata

Marcelo Gripa 24/06/2014 14h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Levantamento realizado pela associação internacional de empresas de software (BSA) descobriu que 50% dos programas em uso nos computadores brasileiros são piratas. Em 2009, o índice era 59%.

Apesar da evolução, o país ainda está longe de Estados Unidos, Japão e Alemanha, que registram 18%, 19% e 24%, respectivamente. No entanto, vai melhor que os vizinhos Argentina (69%) e Venezuela (88%).

Para Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, a utilização de programas não licencidados nas empresas é o principal combustível para manter o índice alto. Segundo estimativa da entidade, as cópias ilegais causam prejuízo anual de aproximadamente R$ 6 bilhões no Brasil. 

A alternativa para o mercado paralelo é o armazenamento em nuvem, que não requer programas instalados no computador. Mas a tecnologia ainda é impopular. Estima-se que 10% do mercado corporativo global seja adepto da prática.

No meio desta polêmica também estão os softwares livres, que oferecem ao usuário liberdade total para executar, distribuir e modificar os programas, de forma a compartilhar conhecimento a partir da liberação do código-fonte. Entenda melhor o conceito nesta matéria do Olhar Digital.




Via: Folha

Computadores Software
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você