Olhar Digital Pro

Milhares de fãs da Apple tomam as ruas na Irlanda em defesa da empresa

Milhares de fãs da Apple tomam as ruas na Irlanda em defesa da empresa

Lucas Carvalho, editado por Leonardo Pereira 08/11/2016 10h59
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cerca de 2 mil pessoas organizaram uma marcha pelas ruas de Athenry, cidade do Condado de Galway, na Irlanda, no último domingo, 6. Os manifestantes se reuniram em defesa, surpreendentemente, não de direitos básicos, mas da Apple.


A empresa criadora do iPhone e do Mac recebeu em agosto a permissão do governo local para construir um imenso data center na região de Athenry. Três residentes do município, porém, se juntaram para mover uma ação contra a Apple e impedir a construção do complexo, acusando risco de danos ambientais.

Um grupo que atende pelo nome de "Athenry for Apple" decidiu convocar a manifestação no domingo para mostrar que a cidade é a favor da construção do data center. "Queremos mostrar que a vasta maioria das pessoas aqui está completamente do lado da Apple nesse caso", disse um morador da região ouvido pelo Irish Times.

Os manifestantes argumentam que a construção do data center, que deve ocupar uma área de quase 200 hectares, empregar mais de 500 pessoas e custar €850 milhões à Apple, é uma injeção de desenvolvimento tecnológico e sustentável a uma cidade bancada quase totalmente pela agropecuária.

"A esperança tem sido escassa neste país e isso [os planos da Apple em construir um data center na região] nos deu esperança. Queremos ter a esperança de manter nossas crianças por perto, o máximo que pudermos", disse outro manifestante. Segundo ele, o desenvolvimento agrário da cidade e a ausência de outras grandes empresas motiva diversos jovens a deixar a cidade em busca de emprego em centros urbanos, o que pode mudar com a chegada da Apple.

A empresa entrou com um pedido na Suprema Corte da Irlanda para acelerar o andamento do processo movido pelos três irlandeses. A Justiça vai avaliar o pedido da Apple nesta semana e, se concordar, a disputa pode ser encerrada em até seis meses. Só então a construção do data center pode começar.

Economia Apple Europa
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você